EAMR Revisita a feira de design brasileiro Mercado Itinerante

EAMR Revisita a feira de design brasileiro Mercado Itinerante

No ano passado entrevistei o Fabio Andreoni que, junto a seu sócio Cláudio Magalhães, criou o Mercado Itinerante, um mercado de arte e design brasileiro independente que conecta pessoas a produtores independentes e inovadores (veja AQUI!).

O projeto foi criado para destacar a qualidade do que estava sendo produzido pelos pequenos designers aqui em São Paulo. Os sócios sentiram um frescor naquilo que estava sendo feito por pequenos produtores que não existe nas indústrias grandes. Cada evento acontece num lugar diferente e a curadoria do evento é adaptada às possibilidades e limitações de cada espaço. Não demorou para este cuidado e atenção ser conhecido como o diferencial do Itinerante.

Desde o ano passado Fábio e Claudio viraram meus amigos e tivermos o prazer de trabalhar juntos em vários projetos, e eu vi o que começou como um evento de varejo se transformar em projeto de informação e apoio para potencializar produtores brasileiros independentes fora das restrições na criatividade, presente muitas vezes na grande indústria.

EAMR Revisita a feira de design brasileiro Mercado Itinerante  

Mercado Itinerante 18ª edição 

Nesta semana começou o #IT18; a 18ª edição do Mercado Itinerante em parceria com a escola de inovação Perestroika. Para quem não conhece, a escola, nascida em 2007, tem a filosofia de criar vínculos e de gerar intimidade e cumplicidade entre todos. Uma visão que encaixa com a proposta do Itinerante e uma parceira que marca a apresentação de um novo formato de ocupação para Itinerante, aliando os cursos da escola ao evento de varejo.

Além da presença de diversas marcas e artistas, o evento conta com uma série de encontros sobre microempreendedorismo e sustentabilidade no segmento. Hoje, quarta (dia 7), vai rolar um bate papo com Eloisa Artuso da Fashion Revolution Brasil, que falará sobre Práticas Sustentáveis no Processo de Design a partir das 19h. Na sexta (dia 7) vai ter uma palestra com foco na produção de cosméticos naturais e éticos com a participação das marcas be.or e Natural do Barbosa, duas marcas que tem seus produtos à venda nesse evento.

EAMR Revisita a feira de design brasileiro Mercado Itinerante

Fotos da Bruna Ornelas

Consumo consciente não é uma moda

Como os sócios, eu também acredito que o consumo consciente não é uma moda: é o único modelo sustentável para ir em frente, mas não dá para negar que “consumo consciente” virou a frase do momento. Tanto que o Mundo SA da Globo News, apresentado por Maria Prata, fez uma edição sobre feiras de nicho em São Paulo, em que o Mercado Itinerante apareceu. “É muito bom ver feiras que conectam produtores independentes ao seu público, todas crescendo e tomando força”, dizem os sócios. 

Os encontros serão gratuitos e abertos ao público:

Quando: Dia 05 à 15/06, SEG à SEX das 10h às 17h e no Domingo dia 11/06 das 12h às 20h (no dia 10 de junho a casa estará FECHADA). Adicione o evento do facebook na sua agenda e convide os amigos 😉

Onde: Escola Perestroika, Rua Fidalga 66, Pinheiros.

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde