Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Ser freelancer ou fazer home office é o sonho de muitos, quem não quer evitar perder tempo se deslocando para o escritório, fazer seus próprios horários? Mas, ser autônoma tem seus próprios conflitos. Trabalhar por conta própria pode ser um presente e também um problema, porque, por um lado, você tem liberdade e não está presa a um escritório. Por outro lado, esta liberdade pode trazer confusão e solidão. Há uns quatro meses eu entreguei meu escritório e voltei a trabalhar em casa, e mesmo sendo uma pessoa que adora ter tempo sozinha para criar e escrever, tive que reaprender a lidar com trabalhar sozinha!

Quebrando o tabu:

Não é coincidência que recentemente várias blogueiras que sigo estão falando de saúde mental e trabalho. Problemas como ansiedade, estresse e depressão finalmente estão deixando de ser um tabu (ainda bem). Cobramos e somos cobrados mais hoje em dia, independente da profissão, e em geral, quem tem blog ou está tentando empreender de casa, é por natureza criativa e focada, resultando em uma hiper auto cobrança. Metas e objetivos fazem parte da vivência sim, mas é importante ter um pouco de auto compaixão.

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Saber quando desligar

Estamos sempre conectados, fato! Para quem tem uma presença profissional nas mídias sociais, a pressão de nunca perder uma mensagem e estar postando constantemente é um estresse real. Mas o respeito ao horário do trabalho é fundamental. Assim como o respeito ao período de férias. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental e deve ser mantido ao máximo possível. Claro que nem sempre é possível largar o celular às 18h, com prazos e eventos nas noites e finais de semanas. A regra de como e quando desconectar não é sempre clara, mas é essencial definir seus próprios limites e ter um ritmo de trabalho sustentável.

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Autoconhecimento

Uma das coisas mais libertadoras é ter autonomia de definir sua própria agenda; para fazer isso você precisa entender quando seu trabalho é mais produtivo. Se escolher trabalhar oito horas direto ou separar em períodos menores, garanta que vá cumprir. Certifique-se de que seu horário de trabalho coincida com sua programação natural também. Se você faz o seu melhor trabalho pela manhã, configure o tempo de trabalho para coincidir. Se você trabalha melhor à noite, permita que sua agenda se ajuste adequadamente.

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Mantenha uma rotina:

Ter rotina faz muito bem para a saúde mental. Existem pessoas que conseguem sair da cama de pijamas e começar a trabalhar, eu não sou uma delas! Eu preciso me levantar, tomar banho e “começar” o dia de verdade, se não acabo me sentindo “errada”. Eu gosto de fazer academia pela manhã antes de trabalhar. Estudos científicos mostram que exercícios pela manhã melhoram o raciocínio e nos fazem trabalhar melhor, aumentando a produtividade. Tem até o estudo de um professor de Harvard (Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain, de John Ratey) que diz que o exercício é fundamental para atingir níveis de alto desempenho em trabalhos que exigem grande esforço intelectual. Uma corrida rápida, ou sessão de yoga de 30 minutos, podem prepará-lo para um expediente bem produtivo.

Ter uma rotina também ajuda a produtividade. Se você fizer algo repetidamente, será capaz de fazê-lo melhor e mais rápido. Depois de encontrar uma rotina que seja legal, fique com ela. A rotina é a rampa para a produtividade, e nada melhor para o bem estar e a sensação de missão comprida depois de um dia de trabalho.

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Contato humano:

Encontros IRL (in real life ou na vida real) são importantíssimos para nos sentimos conectadas, mas temos que tomar cuidado para não agendarmos demais e acabar sem tempo para trabalhar. Eu gosto de ter dois ou três dias na semana em que não marco nada, nem uma reunião, e uso esses dias para escrever e fazer a maioria do meu trabalho criativo. Nos outros dias, faço reuniões, marco um cafezinho com um amigo ou faço atividades sociais para promover o blog.

Dicas de saúde mental para bloggers e freelancers | Estilo ao Meu Redor

Respeite seu dia de trabalho:

Muitas pessoas ainda não sabem como é trabalhar de casa. Não se sinta pressionada a receber amigos ou família em casa se você está trabalhando. Se você não respeitar seu home office, ninguém vai. Simplesmente diga que está com um prazo ou se for mais fácil, não atenda o celular durante suas horas de trabalho, você não é obrigada!

Os altos e baixos

Há dias em que você sente que tudo está se encaixando e você está sendo super produtivo com um equilibro de trabalho perfeito. Tem dias que vive uma vida glamurosa de freelancer, intercalando almoços com prazos e lançamentos. Mas essa não é a maioria dos dias. Tem dias de estar em casa de moletom velho sem maquiagem, comendo as sobras do jantar de ontem enquanto batalha um prazo ou cliente difícil. O que é mais importante é saber lidar com os dois extremos. Vai ter altos e vai ter baixos.
Mantenha seu humor constante, aprenda a começar o dia mostrando gratidão pelo despertar, pela sua saúde e pelo seu emprego. Faça exercícios, seja saudável, tente meditar. Buscar uma atitude de gratidão ajuda a aliviar o risco de ficar desmotivado e sem inspiração.

Créditos:

Vestido: Warehouse

Sapatos: Chloé

Brincos: Topshop

Fotos: Brina Magalhães

More from Eliza Rinaldi

Os 5 melhores produtos para olheiras e olhos inchados

Meus olhos não mentem, ou para ser mais específica, eu nunca tive...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *