Como pretendo fazer um detox digital em 2019 como blogueira

Como pretendo fazer um detox digital em 2019 como blogueira - Estilo ao Meu Redor por Eliza Rinaldi

O post de hoje é bastante pessoal. Agora trabalhando integralmente com criação de conteúdo, eu comecei o ano reavaliando meu relacionamento com o mundo digital, principalmente o Instagram, e como fazer um detox digital enquanto trabalho com internet. O termo Detox Digital em si, não é nada novo, eu escrevi sobre isso em 2016, mas meus hábitos digitais evoluíram desde então. A desintoxicação digital de que precisava quase 3 anos atrás não é igual à que preciso em 2019.

Os tempos mudaram:

Minhas preocupações com a dependência do meu iphone se tornaram reais. Agora mais do que nunca passo meus dias “conectada”. Como criadora de conteúdo, isso significa, pela maior parte, trabalhando, ou pelo menos usando isso como desculpa. Combine isso com a pressão de capturar cada momento pelo Instagram, uma profissão em que nosso valor monetário está diretamente ligado a curtidas e a comentários (o tal do engajamento), e dá para entender como isso poderia gerar um certo nível de estresse.

Hoje mais do que nunca preciso me dar uma folga do celular, da internet e principalmente do Instagram. Pode parecer cliché, mas estou buscando cada vez mais estar presente no momento na minha vida.

O scroll inútil

Uma das minhas observações em passar tempo demais conectada é que fico num scroll inútil. Quantas vezes você já abriu facebook ou instagram para fazer algo específico e 15 minutos depois, não se lembra mais o que ia fazer, mas sabe tudo do novo namoro da sua ex vizinha de 10 anos atrás?!

Sem comparações

Somos todos culpados de comparar nossas vidas reais com as vidas editadas que o facebook e Instagram nos apresentam, de amigos e conhecidos #livingmybestlife, não é sempre fácil, mas precisamos lembrar que isso não é real, e se algum deles faz você se sentir mal, você tem todo o direito de parar de seguir, a internet não é divertida se faz mal para sua saúde mental.

Medidas práticas:

Não vou parar de criar conteúdo online, eu me sinto privilegiada de poder me considerar uma parte dessa indústria nicho sendo formada e estruturada em tempo real. Mas isso não pode tomar o lugar da vida real; como qualquer profissão, é essencial definir limites e horários de trabalho, se não, nada vai ser sustentável.

Eu listei algumas medidas práticas que pretendo implementar na minha vida profissional e pessoal daqui para frente:
  • Planejar e agendar meu conteúdo e posts me ajuda a melhor organizar meu tempo.
  • Focar no meu trabalho e parar de me comparar com pessoas online em outros momentos da profissão
  • Usar um aplicativo para monitorar e limitar meu uso de mídias sociais.
  • Alocar períodos específicos para comentar e me engajar online
  • Ficar no mínimo um dia no final de semana sem “trabalhar” online
  • Alocar períodos específicos para responder mensagens e e-mails
  • Definir minhas tarefas online antes de começar para evitar cair no scroll inútil

Se você tiver mais ideias ou já pratica algumas dessas, não deixe de me falar aqui nos comentários!

More from Eliza Rinaldi

Superfoods para a pele

Como ingredientes da sua geladeira podem transformar sua pele Não sei você,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *