Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling  

Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling

No EAMR sempre procuramos apoiar e fazer conexões com coletivos que promovem discussão sobre consumo ético e sustentável. Em dezembro, apresentamos o Desguarda Roupa, um projeto com propósito de repensar a moda e seu consumo através do upcycling (transformação de peças), consultoria, oficinas, editoriais, entre outros. Leia mais sobre o projeto aqui.

Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling

Agenda Desguarda Roupa deste final de semana 

Neste final de semana, o Desguarda Roupa participará do Dia das Boas Ações em dois eventos com a intenção de provocar uma reflexão sobre nossa motivação para o consumo, além de demonstrar como o reaproveitamento de roupa pode abrir caminho para a expressão pessoal.

No sábado acontece a ação “Descubra-se”, no vão do Masp. Uma instalação artística busca questionar a identidade do participante e despertar a reflexão sobre os hábitos de consumo a partir da seguinte questão: “O que eu compro tem a ver comigo?”

A instalação contará com um manequim, araras com roupas, um baú com tecidos e um quadro com a pergunta “Quem é você?”, respondida na escolha do que vestir no manequim. Durante o período da manhã, a ação contará com uma parceria do Projeto Juntos, que fará apresentações performáticas sobre identidade, questionando os padrões do sistema da moda.

Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling

No domingo, a ação vai para o Parque do Ibirapuera, onde o Desguarda Roupa realizará um desfile para lançar sua primeira mini-coleção de upcycling na Vila Sustentabilidade. A coleção conta com seis looks derivados de calça jeans, retalhos de renda, algodão, chiffon, moletom, linho, camisetas e camisa. A estilista Bruna Castro explica a ideia de todas as peças serem roupas transformadas: “Quero falar sobre o reaproveitamento e mostrar as muitas possibilidades com o que, aparentemente, não tem mais uso”.

Coleção de upcycling

Inspirada nos elementos da natureza, do céu ao mar, passando pela fauna e flora, a coleção tem uma pegada Boho. Um quimono tingido de azul lembra o anoitecer chuvoso enquanto o vestido com tons de rosa representa o amanhecer ensolarado. A estampa de flores simboliza a flora e toda sua diversidade.

Outro ponto forte da coleção são os trabalhos manuais, como o macramê e o crochê. “É uma valorização do artesanato, a conexão que ele gera entre as pessoas e um resgate das histórias que se contam durante o trabalho. É para nos lembrarmos de onde viemos, nossas raízes”, comenta Bruna.

Desguarda Roupa, coletivo de moda sustentável, marca presença no Dia das Boas Ações e lança mini coleção de upcycling

Promovendo a ideia de uma moda mais democrática, o casting do desfile são os atores do Projeto Juntos, de idades entre 15 a 17 anos. “A moda é de todos e para todos, por isso, eles são nossos modelos. Se queremos uma moda mais humana, não podemos pensar em exclusão”. Make e cabelo ficarão por conta de Laryssa Santos, também participante do Juntos.

Após o desfile rolará um bate-papo sobre alternativas para a indústria da moda, encerrando o evento. Novamente em parceria com o Projeto Juntos, modelos do desfile para mostrar que a moda é para todos.

O Dia das Boas Ações foi idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. O evento teve a primeira realização em Israel há dez anos e, atualmente, acontece em mais de 75 países. Este ano é a segunda edição no Brasil. Em 2016, reuniu mais de 40 mil pessoas em 40 cidades e 300 diferentes atividades.

Sábado:

Descubra-se com Desguarda Roupa
Local: Vão do Masp
Horário: 10h às 15h

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde