Conheça o Bakuchiol, seu novo Retinol!

Conheça o Bakuchiol, uma alternativa ao Retinol! - Estilo ao Meu Redor por Eliza Rinaldi

Eu sei, faz pouco tempo que eu preguei as qualidades do Retinol, um derivado da vitamina A que é parte do trio magia de produtos mais importantes a incorporar à rotina de cuidados de pele, junto à Vitamina C e ao filtro solar.

Com a habilidade de estimular a produção de colágeno e acelerar a renovação das células da pele, que ajuda a combater as linhas de expressão e as rugas, além de melhorar a textura da pele e corrigir pigmentação, o retinol tem chegado a um status quase cult no último ano.

Mas o lado ruim do retinol é que sua ação de regeneração pode deixar a pela ressecada, avermelhada ou até inflamada se tiver pele sensível. Justamente por isso, dermatologistas pedem para introduzi-lo gradualmente na rotina de cuidados da pele.

Bakuchiol x Retinol

Mas e se houver uma alternativa ao retinol? Um ingrediente que não irrita a pele e ao mesmo tempo entrega os mesmos resultados? Segundo os cientistas, existe, e vem na forma de bakuchiol, um ingrediente natural de origem vegetal. Um estudo clínico do impacto de bakuchiol na pele concluiu que ele é tão efetivo quando o retinol em termos de hiper-pigmentação e linhas finas, porém nenhuma das pessoas participando no estudo teve a irritação associada ao retinol.

O que é bakuchiol?

Derivado das sementes e folhas da planta ‘babchi’, que vem da Ásia Oriental, o bakuchiol tem sido utilizado na medicina Ayurvédica por centenas de anos.

Ele é amado por suas qualidades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-bacterianas, as mesmas características que chamavam atenção dos cientistas. Não tem a mesma química do retinol (não vem da vitamina A), mas o efeito na pele é bastante parecido.

Quais são os benefícios para a pele de usar bakuchiol?

É o único extrato botânico até agora que comprovadamente produz colágeno, fortalecendo a base da pele e minimizando o surgimento de linhas finas e rugas, mas sem o risco de irritação.

Em um estudo, pesquisadores de Califórnia, Michigan, Florida e Pennsylvania observaram os efeitos nos participantes dando bakuchiol ou retinol para aplicar. Depois de 12 semanas, ambos apresentaram uma redução nas rugas e hiper-pigmentação, mas o grupo que usou retinol reportou mais casos de pele descascando e ardendo.

O bakuchiol serve para todos os tipos de pele?

Sim! Independentemente da pele, desidratada, oleosa ou sensível, você tem muito mais chance de se dar bem com bakuchiol, trazendo o poder do retinol sem os efeitos colaterais.

Quando devo começar a usar bakuchiol?

Não tem regra fixa para começar com produtos antienvelhecimentos, mas muitas pessoas começam a prestar atenção a partir dos 20 e poucos anos. Diferente do retinol, não vai deixar sua pele mais sensível ao sol, então pode ser utilizado dia e noite.

Ele pode ser combinado com outros ingredientes?

Diferente do retinol, que alguns especialistas não indicam usar com Vitamina C ou certos ácidos, o bakuchiol pode ser combinado com qualquer outro ingrediente.

Em pesquisas com pessoas que sofrem de acne, ele funcionou muito bem em conjunto com Peróxido de Benzoíla e ácido salicílico.

Como é o bakuchiol?

Cremes, óleos e séruns de bakuchiol vem em várias texturas e cores, mas o ingrediente em si é como as flores da planta babchi, um tom de roxo pastel.

More from Eliza Rinaldi

Drinque da semana: Pimms e Limonada

Nada diz verão na Inglaterra como Pimms e limonada. É curioso que...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *