Veja como montar o perfeito Poke Bowl, a nova tendência do Havaí!

Veja como montar o perfeito Poke Bowl, a nova tendência do Havaí! | EAMR

Tivemos sashimi, ceviche e agora é o momento do Poke, um prato típico do Havaí que está tendo seu momento na moda. Além de ser delicioso, ele é o prato ideal para servir aos amigos. O equilíbrio perfeito entre saudável e saciante, casual mas chique, e a melhor parte… social. É um prato tão fácil de fazer que não deixa a anfitriã presa na cozinha enquanto seus convidados curtem sem você! Cada convidado pode personalizar sua criação – o resultado, todo mundo vai embora com a barriga cheia e o coração feliz. 

Confira aqui as dicas para montar o perfeito Poke Bowl:

1. Escolha sua base

Essa tradicionalmente é arroz temperado, mas você também pode usar macarrão de 100% soba. Se for usar arroz, arroz integral tem uma textura e sabor superior e também eleva o conteúdo nutricional do prato; arroz integral para sushi é a melhor opção. Uma vez cozido, tempere com um pouco de vinagre de arroz e flocos de nori. Você pode também usar balsâmico branco, que é um pouco mais doce do que vinagre de arroz. O arroz é servido quente e a proteína e outros toppings são servidos frios, isso significa que você pode preparar o peixe, legumes e guarnições para a mesa antes de todo mundo chegar e deixar o arroz cozido ao lado, mantendo coberto, quente e pronto para servir.

2. Escolha sua proteína

O topping tradicional é atum cru, mas pode usar qualquer outro tipo de peixe cru, o mais importante é que seja de qualidade sushi. Vegetarianos e veganos podem optar por tofu e shimeji, uma combinação incrível! Ao final das contas, não existe regras para o Poke, a palavra literalmente significa “de cortar” – a proteína deveria estar cortada em cubos, que é uma das coisas que dá sua aparência distinta, e colocada em cima do arroz.

3. Escolha seu molho/sabores

Os básicos são cebolinha picada, molho shoyu, branco e/ou preto sementes de gergelim e alga. Outras opções incluem pasta de feijão preto, vinagre de maçã, gengibre, alho, óleo de gergelim e óleo de pimenta. Pedações de limão cortado também vão bem, caso seus convidados queiram manter uma linha mais simples.

4. Agora escolha as coisas mais divertidas

Uma das coisas bacanas do Poke é a variedade de texturas, sabores, então ofereça uma seleção de toppings para seus convidados experimentarem.

Frutas frescas e legumes: abacate (não pode faltar!), broto de feijão, edamame, rabanete, tomate cereja, cenoura, pepino, coco em flocos, abacaxi, cebola roxa, cogumelo, cebolinha frita também cai bem.

Castanha & sementes: castanha de macadâmia cortada, amendoim, sementes de gergelim e abóbora torradas, castanha de caju torrada.

Ervas e Temperos: gomashiou, hortelã, coentro, manjericão, sal marinho, pimenta do reino.

Picles e ou/em conserva: gengibre, pepino, cogumelo, rabanetes

5. Se jogue e se divirta!

Veja aqui também como montar o perfeito Buddha Bowl, que assim como o Poke Bowl é o caminho para uma refeição saudável e prática!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

Comments are closed.