Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

A maioria de vocês já sabe o quanto eu adoro roupa vintage e brechó. Além do aspecto sustentável, existe uma emoção a mais garimpar algo único, e nada se compara a um achado vintage por um preço justo.

Mas eu acredito que ser sustentável não é só comprar peças de segunda mão. Com o influxo de redes fast fashion e o uso de matérias e tecidos de pouca durabilidade, passamos a ver roupas e acessórios como quase descartáveis, sem lavar com o cuidado necessário nem guardar de maneira correta para prolongar a vida das peças.

E falando de roupa vintage, temos que lembrar que muitas vezes essas peças já passaram por mais estresse que a maioria das roupas que compramos em lojas.

Tenho uma coleção de bolsas vintage, que eu amo, muitas já tem muito tempo que comprei! Durante uma arrumação de rotina do armário, eu comecei a me cobrar por não cuidar tão bem das minhas bolsas. Pois ser sustentável inclui aprender a cuidar e dar valor às coisas que já temos.

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

Fiz uma pesquisa e juntei algumas dicas para cuidar e guardar bolsas e sapatos vintage para prolongar a vida! Espero que gostem!

Bolsas de couro:

Quando falarmos em bolsas vintage, muitas vezes já estamos tentando minimizar o prejuízo, pois bolsas que foram guardadas em porões e no fundo de armários estão normalmente bastante ressecadas e precisam de uma boa limpeza e hidratação. É importante limpar e hidratar suas bolsas de couro no mínimo duas vezes ao ano. A ideia é manter o couro suave para evitar ressecamento e rachaduras. Enquanto você tira sujeira é normal que um pouco de tinta da bolsa saia junto, isso não significa que tem algo errado, mesmo assim pegue leve e fique de olho em algumas mudanças na cor do couro. Você vai se surpreender com o quanto sua bolsa vai ficar linda! Li que removedor de esmalte (sem ser acetona) pode ser efetivo em tirar manchas… mas nunca tentei. Se for experimentar essa técnica, vá com calma e faça um teste no couro antes e hidrate bem depois.

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

Na hora de guardar:

Agora que tudo está limpo e seco (passo importante) chegou a hora de guardar até a hora de usar. O mais importante é a escolha de lugar, fora do alcance do sol e umidade. Bolsas de couro envernizado precisam ficar de pé e sem encostar em outras bolsas, pois amassam com facilidade. Não guarde em plástico pois a maioria dos tecidos precisa respirar. Se quiser embalar em algo, use uma camiseta de algodão para proteger da poeira. Um sachê de bicarbonato de sódio é muito eficaz em manter um cheiro agradável em bolsas que vão ficar muito tempo guardadas sem uso. Pode também usar lenços e camisetas para encher bolsas e ajudá-las a manter a forma.

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

Sapatos:

Na minha opinião, sapatos vintage são mais difíceis de cuidar do que bolsas! Limpe com cuidado, com um pano e escova suave. Preste atenção aos consertos, trocando a sola e o salto com um sapateiro de confiança na hora que precisar, ao invés de esperar e arriscar danificar a estrutura do sapato. Também é importante deixar seus sapatos tomar ar antes de guardar, pois nada estraga sapato como umidade!

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

Como guardar:

Num mundo ideal, guardaríamos nossos sapatos na caixa original com uma Polaroid do sapato na caixa, mas sapatos em caixas ocupam muito mais espaço. Mesmo sem a caixa é importante não deixar os sapatos baterem um no outro, podem se esmagar ou arranhar. Sapatos são mais delicados do que parecem e exigem cuidados especiais para durar. Parece que a cola utilizada em sapatos vintage não é tão forte como a dos sapatos novos. Sapateiras com pontas são a melhor opção para cuidar de sapatos vintage. Tirar a poeira com frequência.

Como manter e cuidar de bolsas e sapatos vintage | EAMR

Lembre que quanto mais você cuidar de suas peças vintage, mais tempo vai ter para aproveitar de peças clássicas e atemporais.

E ai? Gostou? Tem algumas dicas extras de como cuidar de peças vintage? Me conte aqui nos comentários.

More from Eliza Rinaldi

Saia Verniz – do trabalho ao happy hour

Não é a primeira vez que essa saia verniz aparece no EAMR Veste....
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *