Colaboração JW Anderson Uniqlo

Colaboração JW Anderson Uniqlo | Estilo ao Meu Redor

Conheci Jonathan Anderson quando ele tinha acabado de lançar a marca em 2008. Na época, eu trabalhava na revista Fashion 156 e morava em Londres, ele tinha um ateliê pequeno no seu apartamento em Charlotte Street perto de Oxford Street em Londres. Sempre foi um dos estilistas mais generosos em disponibilizar suas peças para os editoriais da revista. Ele começou sua carreira focando em menswear, mas coleções de gênero ambíguo sempre foram seu cartão de visita.  Em 2010 ele oficialmente lançou sua coleção womens wear.

Colaboração JW Anderson Uniqlo | Estilo ao Meu Redor

Experimentação e Minimalismo

Desde então o nativo da Irlanda do Norte veio a ser conhecido como um dos estilistas mais experimentais do calendário de moda de Londres. Nas ultimas 3 temporadas de moda, ele já apostou em visuais tão diversos como crochê masculino, latão e penas. Dada sua evolução constante na passarela, sua colaboração iminente com Uniqlo, a rede japonesa conhecida por seus básicos com ar nipônico, pode parecer não caber bem à primeira impressão. Mas olhando com mais atenção, o guarda roupa do estilista é mais simples e minimalista – suéteres cashmere da Uniqlo, jeans Levi’s, tênis Nike ou Converse.

Democratizando a moda

Até seu desfile masculino de Primavera 2017, que aconteceu nos Jardins Villa La Pietra em Florença, mostrou uma mudança para o prático. A coleção feita de calça khaki, camisetas estampadas de coração e jeans de modelos que ele mesmo usa há anos foi sem dúvida a coleção que abriu caminho para as peças da Coleção da Uniqlo. Falando para Vogue, Anderson diz:

“Uniqlo é algo que visto diariamente, então era algo pessoal para mim e eu me empolguei. Para mim, o objetivo de fazer esta coleção é que acredito em democracia em moda e espero que qualquer idade possa encontrar algo com que se identifique dentro da coleção. Fazer algo com Uniqlo é muito interessante. É uma prática diferente da JW Anderson, porque nós temos uma rede de atacado enquanto Uniqlo é uma rede varejista. Significa que você cria um guarda-roupa que é universal e excêntrico.”

A coleção JW Anderson Uniqlo

A excentricidade da coleção é facilmente identificada nos seus tons de herança britânica. Tricô de Fair Isle e malha cabo aparecem bastante, assim como xadrez highland e listras Savile Row. Tem casacos práticos duffle e trench e até algumas das peças acolchoadas parecidas com as que fizeram presença na sua coleção de Outono 2012. Listras rúgbi também não são espartanas na coleção para Uniqlo. 

Composta de 33 peças, a coleção chegará na loja online da Uniqlo na noite de 21 de setembro e uma seleção de lojas internacionais no dia seguinte. A faixa de preços é entre R$ 95,00 e R$ 470,00.

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

Comments are closed.