Bar japonês no Paraíso, do arquiteto Albert Sugai resgata cultura oriental

Bar japonês Paraiso

A cultura japonesa tem uma legião de fãs no país inteiro e em nenhum lugar mais do que aqui em São Paulo a cultura nipo-brasileira é aproveitada através de comida e arte, entre outras coisas. Difícil encontrar uma pessoa que não goste de sushi, mas hot rolls, cream cheese e um excesso de shoyu no sushi, gostosos sem dúvida, são criações nossas!

O projeto mais recente do arquiteto Albert Sugai traz a tradição japonesa, mesclando com modernidade e brasilidade, marcas de seu escritório.

O projeto foi inspirado no tradicional Izakaya, nome que se dá aos botecos no Japão ou lugares onde os executivos costumam ir após o expediente para relaxar.

Bar japonês Paraiso

O Izakaya Yorimichi inaugurou no bairro do Paraíso no mês passado e foi projetado para se adequar à cultura oriental, mas com um toque de brasilidade.

O espaço

Sugai optou por um espaço reservado e relaxante e, como uma das opções do cardápio, elaborado pelo chef Ken Mizumoto, são as robatas – conhecidas no Brasil como espetinhos – feitas em uma churrasqueira à carvão. Ele também explorou este aspecto na arquitetura e criou um balcão em volta da churrasqueira para que os clientes possam apreciar a arte deste processo.

Bar japonês Paraiso

“Definitivamente é um projeto em que a arquitetura é diferenciada. É um misto de austeridade, em respeito à tradição japonesa, com certa sinestesia de cores, materiais e cheiro, que obviamente refletem em valor para a marca”, diz Sugai. O arquiteto, que já trabalhou em conjunto com a equipe de Oscar Niemeyer e conta com o japonês Kengo Kuma como uma dos suas influências principais, participou de todo o processo de criação do espaço, desde a escolha do imóvel até a identidade da marca, sinalização, utensílios e papelaria.

Uma outra característica da cultura oriental também foi observada pelo arquiteto. Os japoneses gostam de escolher as bebidas não apenas pelo cardápio e, por isso, Sugai projetou o espaço de modo que as garrafas fiquem à mostra em alguns pontos. O andar superior é ainda mais reservado, com tatames e salas para receber poucos grupos.

A localização também foi estratégica, pensada para ser um bar voltado a expatriados; o bairro do Paraíso, em São Paulo, uma região com forte concentração de imigrantes japoneses foi a escolha lógica para Sugai criar um refúgio típico para japoneses e apreciadores da cultura oriental.

Bar japonês Paraiso

Izakaya Yorimichi

Endereço: Rua Otávio Nébias, 203 – Paraíso

Atendimento: segunda a sábado, das 18h30 às 00h30

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde