Conheça o Arapuru Gin, primeiro London Dry Gin brasileiro

Conheça o Arapuru Gin, Primeiro London Dry Gin Brasileiro | EAMR

No EAMR gostaríamos de nos considerar especialistas do gim; estamos muito longe disso, mais adequado é dizer que somos entusiastas! Na busca por aprender mais e claro, experimentar um bom gim, bati um papo com Mike Simko, dono da marca Arapuru Gin, o primeiro London Dry Gin brasileiro lançado em agosto do ano passado.

EAMR: Como surgiu a marca?

Mike: A ideia surgiu mais de 3 anos atrás, e moro no Brasil há quase 4 anos. Nasci na Eslováquia e fui criado na Áustria, mas morei muitos anos em Londres e minha família ainda mora lá. Sou empreendedor e apreciador do gim, vi que não existia um marca de gim nacional então comecei a pesquisar. Procurei referências de arte e história, como o modernismo brasileiro dos anos 20. Duas obras que me inspiram muito são Abaporu da Tarsila do Amaral e Macunaíma de Mário de Andrade. A mistura de algo de fora, como o movimento arte déco com elementos locais, é uma que queria espelhar, juntando a tradição inglesa de fazer gim com o objetivo de usar ingredientes do Brasil inteiro, principalmente do Nordeste e do Amazonas.

Conheça o Arapuru Gin, Primeiro London Dry Gin Brasileiro | EAMR

Fotos: Brina Magalhães

EAMR: Por que escolheu o nome?

Mike: O ARAPURU (ou Uirapuru) é a ave-símbolo da Amazônia. Um pássaro pequeno cujo canto excepcional inspirou diversas lendas. Sua melodia é tão bela que traz sorte e silencia a mata, pois até as outras aves param para ouvi-lo. É um momento mágico e único. De penas da cor do pôr do sol, sua paleta de cores em tons de caju lembra um delicioso fim de tarde que se traduzem na alma do nosso gim. Acreditamos na mistura de pessoas, na fusão de culturas, na soma de conhecimentos. Nos de lá acrescentando aos de cá. Uma viagem por sabores e segredos do Brasil, combinados com a influência artística e musical do modernismo brasileiro.

Conheça o Arapuru Gin, Primeiro London Dry Gin Brasileiro | EAMR

EAMR: Tem outros gins nacionais surgindo no mercado, o que diferencia o Arapuru?

Mike: Somos o primeiro London Dry Gin da América Latina. Nosso método de produção “one-shot” é tradicional, artesanal e 100% feito no Brasil. Maceramos ingredientes frescos e locais antes da destilação, para obter um resultado único. Nossa receita foi elaborada por um dos maiores destiladores de gim do mundo, o inglês Rob Dorsett, que tem no currículo mais de 250 marcas de gim. Ele é o real conhecedor de gim com mais de 50 anos de experiência. Desenvolvemos a receita juntos, que é produzida no interior de São Paulo.

EAMR: Como é representada a cultura brasileira no Arapuru?

Mike: Nosso gim realmente é um produto brasileiro, uma viagem pelos quatro cantos do país através de sabores e aromas de qualidade que inspiram sofisticação e tradição. O Arapuru leva 12 botânicos no total, de várias especiarias diferentes, a maioria natural do Brasil, como pacová, puxuri, imbiriba e claro, uma base de zimbro.

Nosso carro chefe é o caju, que para nós é uma verdadeira representação do Brasil, uma fruta doce e suculenta e ao mesmo tempo um pouco travador e difícil de engolir. Usamos caju na fórmula da bebida e também na mistura de nossos drinks – como a Gim tônica com caju, que é suave, leve e fácil de beber. Uma experiência que desvenda ingredientes, cultura e história para uma leitura contemporânea do nosso Brasil.

Conheça o Arapuru Gin, Primeiro London Dry Gin Brasileiro

EAMR: Como é classificado o London Dry Gin?

Mike: London Dry Gin é uma denominação do produto, uma categoria, existem 3 categorias de gim: Gin, Dry Gin e London Dry Gin. Não tem nada a ver com o lugar onde é feito, é só para dizer que é um gim que é todo colocado dentro do alambique, todo dentro da coluna, e aquilo que sai é London Dry gin, forma mais pura do gim. Se você adicionar qualquer coisa depois deste ponto, como corante ou essência por exemplo, ele perde essa denominação.

EAMR: Quais são seus pontos de venda e qual é o próximo passo?

Mike: Já estamos nos melhores bares e restaurantes de São Paulo, pode conferir uma lista completa aqui. Neste momento estamos no processo de preparar a marca para exportação.

Agora que sabemos tudo isso sobre Gin, brindemos!

Conheça o Arapuru Gin, Primeiro London Dry Gin Brasileiro

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde