6 dicas para uma noite de sono profundo

6 dicas para uma noite de sono profundo | EAMR

Há poucas coisas mais frustrantes nesta vida do que não conseguir dormir! Imagine este cenário: você foi para cama num horário decente com as melhores das intenções, mas depois de uma hora ou duas, você está olhando para o teto do quarto, com a cabeça cheia de pensamentos e para piorar você tem que levantar mais cedo do que o normal na manhã! Parece familiar? Falta de sono ou até insônia são problemas comuns em nosso mundo moderno cheio de estímulos, naturais, químicos ou tecnológicos. Em uma sociedade tão focada em produtividade e otimização de cada momento, descanso é uma coisa que não nos pode faltar. Pode parecer que sono está fora do seu alcance, mas há coisas que podemos fazer para nos ajudar a desligar do dia e se preparar para uma noite de sono profundo. Aiii que delícia!

6 dicas para uma noite de sono profundo | EAMR

Vamos às dicas para uma noite de sono profundo!

1. Evitar Tecnologia: 

Quando não conseguimos dormir, pegamos nossos celulares por instinto, para ocupar nossas mentes. O problema da tecnologia é que, ao invés de nos preparar para dormir, ela faz o oposto e acaba nos estimulando. Para dormir, precisamos desligar e mexer no celular não vai deixar isso acontecer. Antes de apagar a luz, coloque seu celular no mudo e vire a tela pra baixo para evitar ver alertas e mensagens novas.

6 dicas para uma noite de sono profundo | EAMR

2. Eliminar estresse: 

Um dos motivos mais comuns para não conseguir dormir é o estresse. Antes de deitar, faça uma lista das coisas que estão te preocupando; a ação de escrever no papel ajuda a mente a parar de se preocupar em esquecer de coisas que você precisa resolver. Tente desligar do trabalho e conversas de dinheiro com seu parceiro perto da hora de dormir. E evite levar seu trabalho para a cama (eu ainda estou trabalhando nisso).

3. Limitar Cafeína e Álcool: 

Vamos falar a real: para a maioria de nós cafeína é essencial para começar o dia bem, mas não subestime os efeitos que o café pode ter no seu sono. Se você costuma tomar café no final da tarde ou mais perto da hora de dormir, isso pode ser um dos motivos para a falta de sono. Tente não tomar café depois das 15h ou 16h e observar se faz diferença. Diferentemente do café, álcool ajuda você a dormir mas rápido, mas pode causar a perda de sono durante a madrugada; no meu caso, exagerar no vinho tem este efeito em mim. Tente trocar o café e vinho perto da hora de dormir por um chá de camomila para relaxar e preparar seu corpo para dormir.  

4. Estabelecer um ritual de dormir:

Quando se tem um rotina (semi) fixa para se preparar para dormir, nossos corpos entendem que a hora de descanso está chegando. Coloque uma música que te relaxa, tome um banho quente e tente deitar no mesmo horário o máximo possível.

5. Respirar: 

Quem tem uma vida caótica e corrida pode ver os benefícios de usar uns minutos para desligar no fim do dia e se preparar para dormir. Respiração de yoga é uma técnica super útil, pois focar na respiração tira seus pensamentos das coisas diárias que tiram seu sono. Eu sofro muito com listas e tarefas para o dia seguinte passando na minha cabeça na hora de dormir, mas recentemente descobri meditação para dormir. Gosto muito do aplicativo Zen,que tem várias músicas, respirações e meditações para dormir. Se você gosta de ouvir histórias, Calm é um aplicativo que tem “sleep stories” contadas para adultos, também super recomendo!

Zen App: Apple Store e Google Store

Calm AppApple StoreGoogle Store.

6. Levantar se precisar: 

Pode até contrariar a intuição mas, se você está na cama horas sem conseguir dormir, às vezes um descanso de tentar dormir vai te ajudar. Ficar na cama quando realmente não se consegue dormir vai só te deixar mais frustrada. Tente relaxar numa área diferente da casa e só voltar para a cama quando você atingiu um estado de sono. Às vezes, quando viajo, tenho problemas em dormir por causa do fuso horário, ao invés de ficar pensando no horário que tenho que acordar, contar as horas de sono que teria e todo o trabalho que tenho que fazer, eu tento adiantar um pouco do trabalho do dia seguinte. Não sei se isso é uma técnica que os especialistas iram aprovar, mas no meu caso, tira um pouco do peso da consciência do dia seguinte. 

Você tem alguma dica para vencer a insônia? Me fale aqui nos comentários.

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde

1 Comment