6 Dicas para organizar seus produtos de beleza e ter uma nécessaire funcional

6 Dicas para organizar seus produtos de beleza e ter uma nécessaire funcional | EAMR

Quando foi a última vez que você realmente organizou sua maquiagem e seus produtos de beleza? Pergunto isso não para julgar, pois é fato que, para a maioria de nós mortais, existem alguns armários que viram buracos negros engolindo produtos de beleza, cuidados de pele e maquiagem, para nunca mais serem vistos e muito menos usados. O problema se multiplica para quem trabalha com beleza e precisa testar produtos com frequência; antes de perceber, eles podem tomar conta da casa!

Já escrevi bastante sobre como evitar este fenômeno no seu guarda-roupa, agora o desafio vai para os armários do seu banheiro, sua nécessaire, ou sua penteadeira, se tiver! Com mudanças iminentes na minha moradia, resolvi encarar este desafio na semana passada. Nos últimos anos, vejo que estou cada vez mais chata com organização, e o armário do meu banheiro estava me dando uma certa agonia já faz um tempinho!

Pode parecer uma tarefa intimidante a encarar, mas não se preocupe! Siga estes 6 passos e você estará com seus produtos organizados e com acesso fácil sem estresse!

6 dicas para organizar seus produtos de beleza e ter uma nécessaire funcional | EAMR

6 Dicas para organizar seus produtos de beleza

1. Tire tudo do lugar

Ok, sei que falei que não ia envolver estresse, este passo é o mais estressante, porém fundamental! Precisamos saber o tamanho do problema! Coloque tudo sobre uma toalha no chão da sala e tente não chorar

2. Limpe e lave tudo

Agora é a hora de passar um pano úmido no armário, lavar o nécessaire, lavar os pincéis de maquiagem (super importante), eu uso detergente e água morna para tirar todos os resíduos de maquiagem e óleo. Vai por mim, depois desse passo você vai se sentir mil vezes melhor! 

3. Confira as datas de validade

Bom, agora com tudo limpo e à vista, é hora de checar as datas de vencimentos dos produtos. Cosméticos não abertos ficam dentro da validade um ou dois anos em temperatura ambiente, mas este prazo diminui bastante ao abrir; quando o ar entra em contato com a fórmula, certos ingredientes começam a oxidar e degradar. Para piorar, cada vez que você toca sua maquiagem ou produtos, você transfere germes e subsequentemente para sua pele! Fora sinais evidentes – rímel ressecado ou base separada – pode ser difícil notar quando algo estiver vencido. A regra geral é rímel líquido, três meses; sombra em creme, seis meses; lápis de olho e sombras em pó, dois anos. Lembre-se que produtos naturais vencem mais rápido justamente por não ter conservantes ou outros químicos para preservação.   

4. Este produto funciona para mim?

Agora que você tem tudo em dia e usável, a próxima pergunta é; Este produto funciona para mim? Tipo, aquele creme cheiroso que você nunca usa porque deixa sua pele oleosa demais, ou que tal a base que é 3 tons mais escura que a sua pele? Talvez você tenha sido seduzida pela embalagem, comprou para experimentar ou comprou com pressa. Sei que você gastou uma grana e dói abrir mão dele, mas qual uso tem ocupando espaço na sua nécessaire? Se não dá para consertar, tipo misturar a base com um outro tom (super dica para quando sua pele estiver bronzeada e sua base não servir mais), é hora de doar para alguém que vai fazer melhor uso dele.

5. Tem mais de um produto que faz a mesma coisa?  

Este exercício é mais reflexivo, se tiver 5 rímeis usáveis, a tendência é que você não precise comprar mais. Você realmente tem espaço para 4 xampus diferentes na rotação? No meu caso, percebi que tinha 4 séruns diferentes, dei um para uma amiga e resolvi usar os outros. Terminei um outro dia, foi uma sensação bem legal de ganhar mais espaço no banheiro.

6. Organize tudo conforme o uso

Parabéns, você chegou na última etapa! Agora você tem uma seleção de produtos dentro da data de vencimento que realmente usa, e alguns redescobertos que vai começar a usar. Os armários estão limpinhos e vazios esperando os produtos serem guardados, sua nécessaire ganhou uma nova vida e seus pincéis de maquiagem não são mais campos férteis de bactéria! E agora? Tente guardar os produtos que você usa todo dia na frente do armário, tipo desodorante, protetor solar, hidratante etc. Produtos que você usa uma ou duas vezes na semana podem ficar atrás. Discos de algodão e cotonetes ficam lindos em potinhos do lado da pia. Gosto de guardar pincéis e elásticos de cabelo em potinhos transparentes como estes.

 

6 dicas para organizar seus produtos de beleza e ter uma nécessaire funcional | EAMR

Agora, organizar uma nécessaire funcional:

1. Maquiagem cotidiana

A primeira e a mais fundamental é a de maquiagem cotidiana, esta vai na minha bolsa e só contem os básicos, talvez com opção de dois batons. Às vezes tem uma sombra, lápis ou batom que estou super curtindo que deixo passar uma semana nesta nécessaire.

2. De viagem

Como viajo com uma certa frequência e não quero me estressar, gosto de ter uma nécessaire de viagem já montada com produtos em miniatura, falei um pouco disso no meu post de Como Fazer a Mala perfeita.

3. As extras:

Tenho uma nécessaire pequena com esmaltes e cuidados para unha, uma de batons, uma de bases, e mais uma de sombras e delineadores.

6 dicas para organizar seus produtos de beleza e ter uma nécessaire funcional | EAMR

Talvez ainda tenha que diminuir a quantidade de nécessaires, mas pelo menos, tudo está organizado e sei que uso (ou vou usar) tudo que tenho!

Espero que estas dicas tenham te ajudado! Quero ouvir de vocês, tem alguma coisa que faltou? Me fale aqui nos comentários!

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde