5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

A linha entre moda e arte está cada vez mais borrada. Acabaram os dias em que ir para o museu significava ver só esculturas e quadros. Hoje em dia, museus são cada vez mais interativos e procuram atrair público de diversos segmentos da população. Exposições de moda são uma ótima maneira de experimentar o processo criativo do estilista de perto e explorar as raízes de algumas das mais importantes casas de moda, tendências e movimentos que moldaram e definiram a história da indústria. E por sinal, 2017 é um ano ótimo para quem curte moda e tiver a oportunidade de viajar para o exterior. Na semana passada falei da exibição da Balenciaga. Mas essa semana resolvi juntar uma lista das EAMR preferidas de 2017. Então se você se encontra numa dessas cidades, sem programação…

5 exposições sobre moda no exterior para ver em 2017

Rei Kawakubo/Comme des Garçons – Costume Institute

Quando: Dia 4 de Maio – dia 4 se Setembro, 2017

A exibição da Costume Institute vai focar no trabalho do Rei Kawakubo e Comme des Garçons. Explorando a fixação do Kawakubo com intersticialidade – o espaço entre limites – incluirá 120 peças de vestuário feminino da Comme des Garçons, desde seu primeiro desfile em Paris em 1981 até a sua coleção mais recente, organizada tematicamente ao invés de cronologicamente. Para enriquecer a sensação de “intermediário”, os manequins utilizados na exibição vão ser apresentados ao nível do olho, sem barreiras físicas, para desconstruir o padrão de distância entre visitante e objeto. 

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

Foto: Rei Kawakubo por Comme des Garçons “Body Meets Dress – Dress Meets Body,” (Corpo encontra vestido-Vestido encontra corpo)  Primavera/Verão 1997. Cortesia de The Metropolitan Museum of Art, © Paolo Roversi

The World of Anna Sui

Onde: Fashion and Textile Museum, Londres

Quando: 26 de maio até dia 1 outubro de 2017

Anna Sui é uma das mais icônicas estilistas norte americanas. Seu estilo assinatura rock and roll romântico é conhecido por conseguir reinventar a cultura pop inúmeras vezes, permanecendo relevante a cada nova geração. A exibição The World of Anna Sui (o mundo de Anna Sui) traça sua subida à fama, começando com seu desfile em 1991 até tempos atuais e explora como seu trabalho formatou o caminho da história da moda. É a primera vez que um estilista norte americano é foco de uma exposição retrospectiva no Reino Unido. A exposição apresenta mais de 100 peças dos arquivos de Sui, destacando arquétipos de Surfistas e School Girls até Hippies, Mods e Punks.

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

Photo: Anna Sui, 2011 © Anna Sui; The World of Anna Sui, capa do livro 2017

The House of Dior: 70 years of Haute Couture

Onde: The National Gallery of Victoria, Melbourne, Austrália

Quando: Dia 27 de agosto até dia 7 de novembro, 2017

Para comemorar o aniversário de 70 anos da Dior, a casa de moda francesa se juntou à National Gallery de Victoria para apresentar uma exposição retrospectiva e singular. Intitulada The House of Dior: Seventy Years of Haute Couture (A Casa Dior: Setenta anos de alta costura), a exposição destaca mais de 140 peças desenhadas por Christian Dior Couture entre 1947 e 2017, sendo a maior retrospectiva da Dior na Austrália. A exposição explora a história de Dior examinando peças chaves dos sete estilistas que tiveram um papel essencial na formação da identidade da casa: Christian Dior, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri. A exposição também foca nas influências iniciais do Christian Dior, códigos de design, oferendo insights de seus ateliês e também destacando o papel de acessórios.

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

Foto: Dior SS17, Catwalkpictures.com

Diana: Her Fashion Story

Onde: Kensington Palace, Londres

Quando: A partir do dia 24 de fevereiro 2017

Mesmo após quase 20 anos de sua morte, o estilo da Princesa Diana continua vivo e está sendo comemorado em uma exposição especial no Palácio de Kensington. Diana: Her Fashion Story (Diana: sua história de moda) segue a evolução do estilo da princesa, começando com os looks românticos de suas primeiras aparições em público, até o glamour, elegância e ar sofisticado que ela transpirou mais tarde. A exposição destaca suas roupas preferidas, incluindo vestidos de gala, vestidos nos anos 80, e os ternos de Catherine Walker que fizeram seu guarda roupa profissional nos anos 90. Também explora seu relacionamento com seus estilistas favoritos da época.

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

Yves Saint Laurent Museum

Onde: Yves Saint Laurent Museum, Marrakesh, Marrocos e Paris, França

Não só um, mas dois museus dedicados ao trabalho do falecido Yves Saint Laurent abriram suas portas este ano. Localizados em Paris e Marrakesh, os museus oferecem aos visitantes um relance da vida e da carreira do costureiro. O museu em Marrocos tem uma significância importante, pois a cidade de Marrakesh teve um efeito profundo em seu trabalho. Junto com a Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent e a Fundação Jardin Majorelle, está prevista a abertura do Musée Yves Saint Laurent Marrakech neste outono do hemisfério sul, que vai hospedar uma seleção de obras do estilista. O prédio do museu foi projetado pelo escritório de arquitetura francesa Studio KO e está localizado ao lado do Jardin Majorelle, que o estilista salvou da demolição com seu ex, Pierre Berge, nos anos 80.

5 exposições sobre moda de destaque no exterior em 2017

More from Eliza Rinaldi

Birkenstock – Conforto até na cama

As linhas entre moda e design estão cada vez mais cruzadas. Faz sentido;...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *