5 dicas para relaxar depois do trabalho, sem comida nem álcool

5 self care tips to relax after work, without food or alcohol - EAMR

Nossas vidas estão cada vez mais corridas, cada vez mais estressantes. Precisamos de café para “acordar”, um doce da tarde para aguentar até a hora de ir embora para casa, e uma vez em casa, nos recompensamos com uma comida não tão saudável porque “merecemos”, depois do dia que tivemos, e caímos no sofá com vinho para assistir Netflix.

Quero deixar claro que eu acredito em tudo com moderação e não sou contra nenhuma das coisas acima, mas recentemente ando sentindo que crio um círculo vicioso e uma dependência de estimulantes externos para controlar cada passo do meu dia. O resultado é que acordo decepcionada com minha falta de controle e tudo começa de novo.

Wellness e selfcare são frases em alta, que trazem imagens de banhos de banheira com óleos essenciais e sessões de meditação; ambas são ótimas maneiras de se cuidar, mas às vezes é difícil saber onde começar e como. Criei uma lista abaixo de 5 coisas simples que podemos fazer para desligar e tirar o estresse do fim do dia sem apostar num pote de sorvete ou numa garrafa de vinho.

5 dicas para relaxar depois do trabalho, sem comida nem álcool

1. Observe seus pensamentos

Você está se dando a chance de relaxar? Quando as coisas ficam estressantes, muitos acabam entrando num ciclo de pensamentos negativos. Ficar obcecado com o problema sem parar só aumenta o estresse. Pare com a obsessão e dê tempo para sua mente descansar e pensar nas soluções, não só nos problemas. Claro, muito mais fácil dizer do que fazer, mas ter consciência de que negatividade só traz negatividade e tentar tomar ações práticas para não deixar esta maneira de pensar dominar sua vida é o primeiro passo.      

2. Procure o verde

Dar uma volta no parque ou em área verde faz milagres. Dependendo de onde você mora, escolher uma rota cênica na volta do trabalho, mesmo se for um caminho mais longo, já vai dar para você conectar com a natureza e tirar o peso do dia de cima da sua cabeça.

3. Mova-se

Durante a semana, eu pulo da cama e treino, primeira coisa da manhã, é mais uma coisa na minha lista de tarefas. Eu não gosto de ir para academia à noite, fico o dia inteiro com a pressão de mais uma tarefa sobre minha cabeça. Mas não dá para negar que quando termino um dia com exercício, uma corrida, uma aula de yoga ou de dança por exemplo, minha cabeça fica melhor e eu consigo desligar e voltar para casa relaxada e com menos vontade de comer alguma bobagem. Esta não pode ser uma cobrança fitness, mas uma coisa adicional que você faz por você.

4. Nas suas próprias mãos

Estresse de longa duração significa altos níveis de cortisol no corpo, mantendo seus músculos a postos para lutar ou fugir. Uma maneira de combater isso é de manualmente relaxar seus músculos com auto massagem. Estudos tem demonstrado que massagem aumenta seus níveis de oxitocina e serotonina, que baixa sua pressão sanguínea e aumenta a sensação de bem estar. Procure online dicas e vídeos de auto massagem.

5. Mantenha sua casa em ordem

Voltar do trabalho para uma casa desorganizada só vai aumentar o estresse. Não estou cobrando que todos vivam em espaços “Pináveis” no Pinterest (bem que eu queria), mas dentro de suas possibilidades e tempo, tentar deixar seu espaço aconchegante e organizado pode contribuir muito para uma sensação de bem estar. Pensa naquela sensação de entrar numa cama com roupa de cama limpinha depois de tomar banho. 

Você também pode gostar das 5 dicas para renovar suas energias depois de um dia ruim.

More from Eliza Rinaldi

5 Dicas para fazer a mala perfeita

Nada me chateia mais que carregar uma mala cheia e pesada numa...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *