5 dicas para concluir sua lista de tarefas e trabalhar em viagens longas

5 dicas para concluir sua lista de tarefas e trabalhar em viagens longas | EAMR

Viajar é um privilégio e ser dona da sua própria agenda, mais ainda! Mas se não houver organização, esta liberdade pode trazer mais estresse do que felicidade. Um dos benefícios de ser freelancer é poder, na teoria, trabalhar remoto de qualquer lugar, mas ninguém quer viajar só para ficar colado ao laptop. Mesmo viajando a negócios, tem tantas reuniões e eventos que é muito fácil perder controle das tarefas cotidianas e acabar voltando para o escritório para uma pilha de e-mails.

Viagens longas de avião podem ser tediosas e parecer tempo perdido, mas se você conseguir se motivar, podem ser momentos perfeitos para matar uns trabalhos chatos e chegar a seu destino com tempo livre para curtir a viagem sem culpa. Então aqui vão minhas 5 dicas para trabalhar de maneira eficaz no avião e de quebra, matar a lista de tarefas:

5 dicas para concluir sua lista de tarefas e trabalhar em viagens longas | EAMR

5 dicas para concluir sua lista de tarefas e trabalhar em viagens longas

1. Comece no início do voo

Pegue seu laptop assim que for permitido e já comece a ver suas tarefas. Aproveite a bateria cheia e o fato de que estamos mais alertas no início do voo antes da pressão da cabine te deixar sonolento. Também, se tiver um pouco de espaço, é bom já marcar seu território de cotovelo antes que um vizinho folgado resolva dormir quase encostado em você. No meu caso, quanto mais enrolo para pegar meu laptop, mais preguiça e mais desculpas invento, tipo, não quero acordar o cara do meu lado.

2. Foque em projetos que não precisam de internet

Eu gosto de baixar informação e pesquisas antes para poder completar projetos sem internet. Como matérias e artigos que estou escrevendo, revisar trabalhos já escritos ou fazer esqueletos de matérias para depois desenvolver. Sempre me sinto mil vezes melhor se já tenho uma estrutura de uma matéria feita. A falta de internet muitas vezes significa que eu consigo focar melhor e evitar cair no buraco negro e perder horas surfando online!

3. Escreva rascunhos dos e-mails difíceis

É fato que há e-mails mais fáceis de responder do que outros. Até os e-mails curtinhos acabam indo para o final da fila quando estamos na correria. Mesmo sem internet, o avião é um ótimo lugar para dedicar um tempo aos e-mails da sua lista de tarefas, dar uma limpada no seu inbox. Ao conectar o WIFI, é só enviar! Isso traz uma sensação de alívio e de missão cumprida. Tanto que isso vai te ajudar a descansar e até dormir, pois também faz parte da preparação para a viagem!   

4. Anote suas ideias

Se der tudo certo e conseguir descansar ao acordar, normalmente teria umas duas ou três horas de viagem ainda faltando onde aproveito para me organizar. Eu gosto de usar este tempo para começar a pensar no que vou fazer durante a viagem. Uso muito meu bloco de notas do celular para escrever ideias de posts e lugares que quero visitar. Além de evitar ficar acordada de noite tentando lembrar ideias que eu não anotei, isso me ajuda a estruturar melhor o equilíbrio entre meu tempo de trabalho/lazer na viagem. Muitas vezes dá para transformar uma atividade divertida numa matéria. Também gosto de aproveitar este tempo para ler artigos salvos no aplicativo Pocket que nunca tenho tempo de ler.

5. Faça hora organizando seus arquivos

Para mim a última hora e pouco do voo é a pior! Todo mundo já está acordado, fazendo barulho, usar banheiro? Pode esquecer, a fila está enorme! Começar a assistir mais um filme? Não vale a pena, entre os anúncios do piloto e o pouso, não vai dar tempo. Se ainda tiver bateria no laptop, gosto de usar este tempo para organizar arquivos e pastas, renomear coisas que nunca acho e apagar arquivos que não preciso. É chato sim, mas qual outro momento para se fazer isso? Fora desta situação.

Vai por mim, você vai chegar se sentindo muito mais leve e organizado e pronto para a primeira taça de Prosecco!

Gostaram das dicas? Quem mais trabalha por conta própria e precisa consolidar a viagem com trabalho? Me fale aqui nos comentários.   

Eliza Rinaldi

"Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital." Oscar Wilde