5 benefícios da ioga que podem mudar a sua vida

5 benefícios da ioga que podem mudar a sua vida | Estilo ao Meu Redor

Durante muitos anos, ioga foi algo que eu adiava, dizendo que ia começar a praticar quando tivesse mais tempo, apostando em exercícios tradicionais como corrida, spinning e malhação para cumprir meu papel de atividade física. Mas, hoje mais do que nunca, eu vejo os benefícios de uma prática habitual de ioga em conjunto com outros exercícios. Ainda iniciante, eu pratico duas vezes na semana, mas mesmo assim, se fico algumas semanas sem praticar, noto a diferença.

Mas quais os benefícios da ioga, exatamente?

Sabemos que a ioga melhora nossa flexibilidade, mas a verdade é que ela nos proporciona um número de benefícios sutis que podem mudar sua vida. Aqui vão 5:

1 Aperfeiçoar sua postura

Levante a mão quem passa uma boa parte do dia sentado? Seja na mesa de trabalho, no ônibus ou até pedalando, atividades sentadas podem enfraquecer nossos músculos posturais. Isso significa desequilíbrio e tensão em áreas como o quadril, peito, ombros, pescoço e na parte superior das costas, o que pode resultar em má postura.

A ioga ajuda a alongar, realinhar e fortalecer esses músculos e, portanto, melhorar a postura. Por que é tão importante melhorar nossa postura? Não apenas para prevenir dores e o desenvolvimento de problemas mais sérios, mas também porque pode aliviar dores de cabeça.

2 Acalmar a mente

Os benefícios mentais da ioga são tão importantes quanto os físicos, e depois de apenas uma sessão é fácil entender o porquê. Mas a prática de longo prazo é especialmente benéfica para a saúde mental, ajudando a aliviar a ansiedade e controlar a depressão. Isso pode ser importante para quem trabalha por conta própria.

Além do elemento espiritual, a ioga abaixa os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e ensina técnicas de respiração que podem ser aproveitadas na vida cotidiana.

3 Melhorar seu sono

A atividade física é reconhecida por sua habilidade de ajudar a regular sono e sua qualidade, mas alguns estilos de ioga e postura em particular são reconhecidos por melhorar o sono, graças a seu potencial de aumentar a secreção do hormônio melatonina.

Experimente um estilo de yoga restaurativa como yin no final do dia para maximizar os benefícios. Uma postura relaxante como as pernas nas paredes ou a postura de criança antes de dormir pode ajudar bastante.

4 Melhorar o fluxo sanguíneo

Um fluxo sanguíneo saudável e circulação podem ser uma das melhores maneiras de evitar doenças cardiovasculares, além de ajudar com funções corporais em geral.

Fazer uma aula de ioga semanal e praticar algumas posturas durante a semana é uma ótima maneira de promover um fluxo sanguíneo saudável. Se você notar sintomas de um mau fluxo sanguíneo, como extremidades frias, cãibras e unhas frágeis, tente praticar mais!

5 Treinar seu equilíbrio

Se você quer dar um up nos seus outros treinos, não subestime os básicos como equilíbrio. Equilíbrio é um elemento essencial de qualquer esporte. Pense, você não passa muito tempo com os dois pés plantados no chão enquanto pratica boxe, circuitos ou corrida.

Em muitos estilos de ioga, a força do core, estabilidade e equilíbrio são essenciais para segurar as posturas, como a postura da árvore e da meia lua.

Quanto mais você pratica, mais benefícios vai ter!

More from Eliza Rinaldi

Street Style Paris Fashion Week

E chegamos na última cidade no mês da moda, e agora é...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *